Qual é o Benefício do Ciclismo para a saúde

Queridos leitores, veremos neste artigo qual é o Benefício do ciclismo e quais são as vantagens de praticar este tipo de atividade física para a sua saúde . A cada ano, mais pessoas usam a bicicleta para se locomover dentro das cidades ou apenas para viagens curtas. São vários os motivos pelos quais o estímulo da pedalada aparece. Uma delas é a busca por maior qualidade de vida, que é um dos principais benefícios do ciclismo.

Se você ainda precisa de um motivo para pedalar, saiba que mesmo algumas vezes por semana pedalando pode causar mudanças significativas em seu corpo e mente. Portanto, a hora é agora se você planeja andar de bicicleta.


Confira os benefícios do ciclismo para a saúde e comece a caminhar ou andar de bicicleta pelas ruas da sua cidade.

Benefícios do Ciclismo

Benefício do Ciclismo
Fonte: Mimo Bike

Ciclismo ajuda a perder peso

Andar de bicicleta habitualmente, especialmente em alta intensidade, pode ajudar a diminuir os níveis de gordura corporal, o que promove um controle de peso saudável.

Estudos adicionais sugerem que incluir sprint e treinamento de força com ciclismo regular pode aumentar temporariamente o metabolismo e construir músculos, o que permite queimar mais calorias, mesmo em repouso.

Ciclismo ajuda a fortalecer as pernas

Andar de bicicleta melhora a função geral da parte inferior do corpo e fortalece os músculos das pernas sem sobrecarregar as articulações. Ele atinge seus quadríceps, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas.

Para deixar suas pernas ainda mais fortes e melhorar seu desempenho no ciclismo, tente fazer exercícios de levantamento de peso, como agachamento, leg press e lunges, algumas vezes por semana.

Ciclismo é bom para iniciantes

Andar de bicicleta é bastante simples. Se você tiver dificuldade com uma bicicleta padrão, as bicicletas ergométricas são uma ótima alternativa.

Se você é novo no condicionamento físico ou está se recuperando de uma lesão ou doença, pode pedalar em baixa intensidade. Conforme você fica mais em forma, pode aumentar a intensidade ou continuar pedalando em um ritmo lento.

Estudos demonstraram que mesmo pessoas sedentárias colhem os benefícios do ciclismo para a saúde , por isso pode ser uma ótima introdução para iniciantes em exercícios.

Ciclismo pode reduzir o colesterol

Os efeitos benéficos do ciclismo podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol, o que pode aumentar sua saúde cardiovascular e diminuir suas chances de derrame e ataque cardíaco.

De acordo com uma revisão de 300 estudos, o ciclismo indoor tem um efeito positivo no colesterol total. Pode aumentar os níveis de colesterol HDL (bom) enquanto reduz os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos.

Ciclismo aumenta a saúde mental e o poder do cérebro

Andar de bicicleta pode aliviar sentimentos de estresse, depressão ou ansiedade. Concentrar-se na estrada ou na cadência ao pedalar pode ajudá-lo a desenvolver a concentração e a consciência do momento presente. Isso pode ajudar a desviar o foco da conversa mental do seu dia.

A pesquisa apóia isso. Um estudo descobriu que andar de bicicleta ao ar livre melhorou o funcionamento cognitivo e o bem-estar de adultos mais velhos.

Se você se sentir letárgico, apático ou como se seu cérebro estivesse se movendo lentamente, suba na bicicleta por pelo menos 10 minutos.

O exercício promove a liberação de endorfinas em seu corpo, o que ajuda você a se sentir melhor enquanto reduz os níveis de estresse. Como o estudo acima descobriu, o exercício ao ar livre apenas aumenta esses efeitos.

Você pode se sentir mais confiante e contente quando fizer do ciclismo uma parte regular de sua vida.

Ciclismo pode ajudar pessoas com câncer

Andar de bicicleta é uma adição fantástica ao seu plano de cuidados se você tem ou está se recuperando de um câncer. No entanto, muitos pacientes com câncer sentem pouca energia e dor durante o tratamento, portanto, trabalhe com sua equipe de cuidados, ouça seu corpo e faça exercícios apenas se estiver disposto a isso.

Andar de bicicleta também pode ajudar a mantê-lo magro e em forma, o que pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama.

De acordo com uma pesquisa de 2019, se você tem câncer de mama, permanecer ativo pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, incluindo fadiga, e melhorar sua qualidade de vida geral.

Ciclismo oferece um começo positivo para a sua manhã

Começar o dia com uma atividade saudável, como andar de bicicleta, desperta você ao aumentar a circulação e permite que você comece o dia com uma sensação de dever cumprido.

Você pode se sentir mais inclinado a fazer escolhas saudáveis e positivas à medida que o dia avança.

Passeios matinais em jejum em baixa intensidade podem queimar gordura, melhorar o desempenho de resistência e aumentar seus níveis de energia e metabolismo durante todo o dia.

A ressalva? A pesquisa parece mostrar que isso é verdade principalmente para ciclistas casuais, e não é recomendado que atletas altamente treinados jejuem antes de longas pedaladas de resistência.

Ciclismo pode ajudar a prevenir e gerenciar condições médicas

Se você deseja evitar o surgimento de problemas de saúde ou gerenciar as condições existentes, o exercício regular é fundamental. Andar de bicicleta regularmente é uma forma de evitar um estilo de vida sedentário e os possíveis problemas de saúde que o acompanham.

O exercício regular pode ajudar a prevenir problemas cardíacos, como derrame, ataque cardíaco e pressão alta.

Andar de bicicleta também pode ajudar a prevenir e controlar o diabetes tipo 2.

De fato, pesquisas muito recentes sugerem que o ciclismo regular pode reduzir as taxas de mortalidade para pessoas com diabetes em 24% e, se continuado por pelo menos 5 anos, pode diminuir as taxas de mortalidade em 35%.

Ciclismo é amigo do meio ambiente

Reduza sua pegada de carbono andando de bicicleta sempre que possível. Pesquisas recentes na Europa descobriram que andar de bicicleta em vez de carro uma vez por dia diminui sua pegada de carbono de transporte em 67%.

Andar de bicicleta é um ótimo substituto para as opções de transporte que envolvem ficar parado no trânsito por longos períodos. É especialmente útil quando você vai a lugares um pouco longe demais para caminhar, mas não quer ir de carro.

Um bônus é não ter que brigar por uma vaga de estacionamento em áreas movimentadas.

Ciclismo melhora o equilíbrio, a postura e a coordenação

Ao estabilizar seu corpo e manter sua bicicleta ereta, você melhorará seu equilíbrio e coordenação geral e até mesmo sua marcha.

O equilíbrio tende a diminuir com a idade e a inatividade, por isso é vital mantê-lo em dia. O equilíbrio aprimorado é benéfico na prevenção de quedas e fraturas, o que pode ajudar a diminuir o risco de lesões e mantê-lo afastado.

Ciclismo é uma opção de baixo impacto

Andar de bicicleta é fácil para o corpo, oferecendo uma opção suave e de baixo impacto para pessoas que desejam um treino intenso sem estressar as articulações.

Andar de bicicleta é uma ótima opção para pessoas que têm problemas nas articulações ou rigidez geral, especialmente na parte inferior do corpo.

Ciclismo pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Andar de bicicleta é uma maneira fantástica de aumentar sua frequência cardíaca, melhorar a função cardiovascular e melhorar seu nível geral de condicionamento físico.

Os resultados de uma revisão de 2019 sugerem que o ciclismo está associado a um menor risco de doença cardiovascular. Também está associado a taxas mais baixas de mortalidade e taxas mais baixas de fatores de risco fisiológicos, como diabetes, sedentarismo e pressão alta.

Desvantagens e medidas de segurança do ciclismo

Benefício do Ciclismo
Fonte: Danish Solutions

Existem algumas desvantagens no ciclismo a serem consideradas. Isso se aplica principalmente no ciclismo ao ar livre, que envolve variáveis fora do seu controle.

Uma séria desvantagem é o risco de acidente, seja em área urbana ou rural. De acordo com o Departamento de Transporte Nacional o número de acidentes envolvendo praticantes deste atividade tem crescido nos últimos anos.

Sempre que possível, pedale em faixas reservadas para ciclistas ou nas ruas do bairro.

Algumas pesquisas mostraram que ciclovias e ruas dentro de 550 metros das pistas têm menos colisões entre ciclistas e veículos.

Siga sempre as leis de trânsito. Tenha cuidado ao passar por cruzamentos e áreas movimentadas, mesmo se você tiver o direito de passagem. Invista em um capacete de qualidade e qualquer outro equipamento de proteção que você possa precisar.

Evite usar roupas largas que possam ficar presas nas correntes da bicicleta. Use luzes de bicicleta e equipamentos refletivos para pedalar à noite ou pedalar de manhã cedo antes do sol nascer.

Se for percorrer um longo caminho de bicicleta para o trabalho, considere trazer uma muda de roupa para se refrescar.

O mau tempo também pode ser um obstáculo. Nos dias em que não é possível pedalar ao ar livre, pode andar de bicicleta estacionária ou optar por outra atividade.

Se andar de bicicleta é o seu meio de transporte, invista em equipamentos para chuva e clima frio e tenha um plano de transporte reserva para quando as condições não forem seguras para pedalar.

Para passeios diurnos prolongados, use protetor solar em toda a pele exposta. Reaplique a cada 2 horas, especialmente se estiver suando. Use óculos de sol com proteção UV e um chapéu. Considere investir em roupas com proteção UV.

A poluição do ar é outra preocupação se você estiver pedalando em uma cidade. Você pode optar por pedalar nos dias em que o ar estiver mais limpo ou pedalar em estradas menos congestionadas.

Ciclismo todo os dias

É possível pedalar todos os dias, principalmente se você usar a bicicleta como meio de transporte ou pedalar em baixa intensidade.

Faça uma pausa se sentir dor, fadiga ou dor muscular.

Se você está pedalando para se exercitar, pode querer descansar pelo menos 1 dia inteiro por semana - especialmente se seus passeios forem mais longos ou de maior intensidade. Os cientistas do exercício concordam que a recuperação é necessária para prevenir lesões e melhorar o desempenho.

Isso é especialmente importante se você pedalar em alta intensidade ou sentir que seu corpo está dolorido de maneiras específicas.

Quem não deve pedalar

Se você tiver alguma lesão que o ciclismo possa afetar, é melhor ficar fora da bicicleta até se recuperar totalmente.

Converse com seu médico se você tiver alguma condição que o ciclismo possa afetar. As pessoas que têm problemas com equilíbrio, visão ou audição podem preferir uma bicicleta estacionária ou adaptável.

Se você não deseja pedalar, mas deseja dar ao seu corpo um treino cardiovascular semelhante, opte por remar, subir escadas ou aparelho elíptico. Você também pode correr colinas, nadar ou caminhar.

Benefício do Ciclismo - Conclusão

O ciclismo é uma maneira agradável de se manter saudável e em contato com o mundo ao seu redor.

Se o tempo estiver a seu favor, suba na sua bicicleta e vá até o fim. Andar de bicicleta é uma ótima maneira de explorar sua área local. E supera a sensação de tédio que pode advir de treinos repetitivos.

Apenas jogue pelo seguro e tenha cuidado quando necessário, especialmente em estradas movimentadas ou durante o mau tempo.

Quando o clima não é propício para o ciclismo ao ar livre, o ciclismo indoor é uma ótima opção, um pouco menos arriscada e oferece muitos benefícios à saúde.

De qualquer maneira que você ande de bicicleta, aprecie a satisfação de melhorar sua forma física enquanto se diverte.

Especialista envolvido

foto do Thiago Bonioli

Thiago Bonioli

Graduado em Educação Física (Cref 053956-G/RJ) pela Faculdade Salgado de Oliveira (Universo), Pós graduado em Fisiologia do Exercício e MBA em Gestão de Academia e Acupuntura.

instagram do especialista

Um grande abraço de toda a Equipe Guia do Treino e Um ótimo treino a todos.

O Guia do Treino analisa os melhores produtos do mercado fitness, com orientações de nossos especialistas. Auxiliamos os usuários na agilidade da compra, alcançando melhor resultado e rendimento nos seus objetivos.

Acompanhe Nossas Midias


Atenção: O Guia do treino é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.